Observatório da Serra Gaúcha disponibiliza indicadores de municípios da região

A FSG oferece, gratuitamente em seu site, uma ferramenta de pesquisa denominada Observatório da Serra Gaúcha  – Observa Serra. O programa tem como funcionalidade atualizar e fornecer indicadores socioeconômicos, de saneamento e criminalidade de municípios que formam o Corede Serra. Dentre os dados estão indicadores de frotas de veículos, renda domiciliar, taxas de alfabetismo, taxas de homicídio/furtos/roubos, percentual de empregados, etc.

Conforme o professor do curso de Ciências Contábeis da instituição e responsável pelo Observa Serra, Itacir Alves Da Silva, a ferramenta utiliza-se de dados disponibilizados por diversas entidades como Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os Ministérios da Saúde e da Educação. Reunindo as informações em uma única plataforma, é possível comparar dados de determinada área e perceber se o índice aumentou ou diminuiu em relação ao período analisado.

– O que fazemos dentro do programa é concentrar todos os dados que antes eram oferecidos separadamente. Agora todos ficam reunidos em uma mesma plataforma, o que vem facilitando o acesso às informações e a construção do perfil de cada município.

Observa Serra mantém dados sobre municípios do Corede Serra | Foto Luiz Chaves / Arquivo / Divulgação

Ainda de acordo com o professor, a ferramenta foi criada, primeiramente, com o objetivo de tornar-se fonte de pesquisa para os estudantes que por vezes sentem dificuldades em encontrar dados confiáveis e atualizados para elaboração de trabalhos acadêmicos.

– Além de fonte de pesquisa, o Observa Serra passou a contribuir também com a gestão de políticas públicas das prefeituras municipais, auxiliando na identificação de áreas prioritárias para investir determinado recurso. Utilizando-se da plataforma, é possível consultar qual é o setor mais deficitário do município e investir com exatidão.

Aberto em 2016, o programa está ligado ao setor de Pesquisa e Extensão da FSG e ainda pretende lançar mais uma forma de atualização e auxílio aos que fazem uso dos dados. A ideia é oferecer cursos de Extensão e Qualificação para prefeituras, secretarias e líderes de governança para que melhor aproveitem o material oferecido na plataforma.

Todos os indicadores sociais podem ser consultados na página do Observa Serra.

Municípios do Corede Serra

Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guabiju, Guaporé, Ipê, Montauri, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Protásio Alves, São Jorge, São Marcos, São Valentim do Sul, Santa Tereza, Serafina Corrêa, União da Serra, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.