Ponte de Espaguete da FSG bate novo recorde: 176,2 quilos

A cada semestre, os estudantes de Engenharia da FSG vêm superando as marcas do Concurso Pontes de Espaguete. Nesta edição, realizada na noite desta quinta-feira, 10 de novembro, a estrutura vencedora suportou 176,2 quilos. Ao todo, 24 pontes concorreram.

Tradicional em universidades do mundo inteiro, a competição envolve estudantes dos Cursos de Engenharia, que devem construir uma ponte, respeitando as normas internacionais do concurso.

Como funciona a competição

Os estudantes devem confeccionar uma ponte apenas com espaguete barilla 7, cola epóxi e resina, em formato de treliça (barras ligadas em nós). A ponte não pode ter mais de 1,1 metro de comprimento nem meio metro de altura e 20 centímetros de largura. Nas extremidades da ponte, são colocados tubos de PVC apenas para apoiar a engenharia nas mesas de apresentação. A estrutura toda não pode pesar mais do que 900 gramas.

Para verificar resistência da ponte são penduradas anilhas no centro da estrutura, por meio de um gancho metálico. Cada peso acrescentado deverá ser suportado por no mínimo 10 segundos até que a ponte se rompa completamente. A carga pendurada na ponte neste instante é a que vale para a competição.

Vencedores deste semestre

1º lugar – Big Bridge III – 176,2 quilos
Estudantes: Felipe Flores, Giovani Zanella, Norberto Meneghel

2º lugar – Doducha – 149 quilos
Estudantes: Gabriel Costa, Guilherme Toretti, Guilherme Dorigan, Rodrigo Segala, Marlon Aver

3º lugar – Pontaço – 107,2 quilos
Estudantes: Jonas Bonho, Edson Dartora, Felipe Matos

Veja fotos da competição