Professor da FSG atuará no controle antidoping das Olimpíadas

O professor do Centro de Saúde da FSG, Me. Jocelito Bijoldo Martins, será oficial do controle antidoping nas Olimpíadas Rio 2016, atuando em testes dentro e fora das competições. Mestre em Ciências do Movimento Humano e formado como Doping Control Officer (DCO), ele partiu para o Rio de Janeiro no último sábado, 23 de julho, e atuará no local até o final dos jogos, dia 21 de agosto. Depois, ele retorna para um trabalho de cinco dias durante as Paraolimpíadas.

O professor integra a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, uma secretaria inserida no Ministério do Esporte, e trabalha no controle antidoping há cerca de 10 anos, inclusive prestando serviços na área para empresas internacionais.

jocelito500px

Segundo Martins, haverá mais de cem estações de controle de doping espalhadas pelo Rio de Janeiro, e a definição de sua atuação não se dará por esporte específico, mas sim por local. Ele explica que a função envolve a notificação de atletas de surpresa, fora da competição, ou determina que os medalhistas façam o controle, em competição. Há o acompanhamento do atleta até a coleta (urina e/ou sangue), a tomada da amostra e o envio do material ao laboratório.

Martins explica que o trabalho tem como foco a busca de um esporte limpo, em que os competidores disputem em igualdade de condições, e no qual o atleta esteja sempre em primeiro lugar, mantendo a filosofia inicial dos Jogos Olímpicos: uma festa para a união e confraternização dos povos.  Ele também ressalta a satisfação em fazer parte do evento, torcendo para que os jogos deixem um grande legado para as gerações futuras.

– O sentimento de participar é indescritível, por ser o maior evento esportivo do mundo e ainda ser realizado em nosso país, apesar das dificuldades em que o Brasil se encontra.

Cursos de Educação Física da FSG

Os Cursos de Educação Física estão entre os mais tradicionais da FSG. A instituição se preocupa fortemente com a formação de um profissional ético, com amplo conhecimento e capacidade de organizar, executar e supervisionar programas de atividades físicas individuais ou em grupos.

ed-fisicafsg