Professora de Nutrição dá dicas para aproveitar as receitas do final de ano.

É muito comum que na época de Natal e Réveillon as mesas sejam mais fartas, mas junto com a grande quantidade de comidas gostosas, pode acontecer o desperdício de alimentos. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), no mundo são perdidas 1,3 bilhão de toneladas de alimentos por ano. No Brasil, este mesmo órgão apontou que em 2013, foram perdidas 26,3 milhões de toneladas de comida.

A professora do curso de Nutrição, Franciele Bratz, concedeu uma entrevista para a Revista Pense Leve e deu uma dica super bacana: é possível congelar a carne já preparada e depois de descongela-la você pode preparar deliciosos hambúrgueres. Basta triturar a carne no multiprocessador ou liquidificador, misturar com um ou dois ovos (depende da quantidade de carne) e tempere a gosto. Você ainda pode adicionar vegetais cozidos amassados ou crus e ralados como cenoura, beterraba, pimentão e algum tipo de farinha (linhaça, quinoa, chia, aveia etc), para deixara receita ainda mais nutritiva.

Na edição de dezembro da revista, você pode encontrar várias receitinhas para evitar o desperdício e aproveitar todas as delícias de Natal. Dê uma olhadinha, clicando aqui.