Programa Nutrir com Saúde oferece serviços de nutrição e psicologia

Uma parceria entre os cursos de Nutrição e Psicologia da FSG promove a reeducação alimentar e o tratamento de questões pontuais ligadas aos alimentos para a comunidade caxiense, com custos reduzidos. O Programa Nutrir com Saúde é uma iniciativa do Instituto Integrado de Saúde da FSG. No projeto, alunos de ambos os cursos fazem o planejamento e acompanhamento nutricional e psicológico de forma individualizada, sob supervisão de coordenadores.

Os serviços oferecidos são: reeducação alimentar adulta e infantil; atendimento nutricional na prevenção e tratamento de doenças como a obesidade, desnutrição, diabetes, colesterol e triglicerídeos alterados, hipertensão, anemia, intolerâncias e alergias alimentares; orientação nutricional para emagrecimento e ganho de peso; acompanhamento gestacional; acompanhamento psicológico individual e grupal. A elaboração de cada serviço é baseada em um questionário de objetivos definido em conjunto pelos profissionais e paciente.

Experiência do aluno

Para a estudante de nutrição Helena Zoraski, o projeto é uma oportunidade para os alunos e beneficiados. “Os atendimentos sempre possuem o acompanhamento de um professor, mas são os alunos que pensam no planejamento do serviço. No final, nós ficamos realizados com a oportunidade e o paciente recebe um serviço completo por um preço acessível”, destaca Helena.

As consultas são mensais ou quinzenais, conforme a disponibilidade do paciente, intercalando a orientação nutricional e antropométrica com o acompanhamento psicológico, para definir as influências comportamentais na alimentação. “É interessante ver o resultado da interdisciplinaridade do projeto, porque a parte psicológica reflete diretamente na alimentação. Muitas vezes o paciente possui questões emocionais que influenciam na forma como o corpo responde a certos tipos de alimentos”, explica a professora Daniela Ewald, orientadora da parte nutricional do programa.

Como participar

Qualquer pessoa interessada pode participar do projeto, que tem custos acessíveis, realizando a inscrição no Instituto Integrado de Saúde da FSG (Av. Júlio de Castilhos, 2307, Caxias do Sul). Mais informações pelo telefone (54) 3022.8400.