Programa Saúde da Mulher melhora qualidade de vida de pacientes com câncer de mama

Assistência à comunidade somada ao aprendizado é um dos motes do Programa Saúde da Mulher, realizado pela FSG. A iniciativa reúne acadêmicos voluntários do curso de Fisioterapia, um bolsista e um professor responsável, especialista em Oncologia, para oferecer atendimento para mulheres mastectomizadas, que já tiveram câncer de mama ou ainda sofrem da doença. A ação também se estende para pacientes que apresentam incontinência urinária e gestantes.

São realizados exercícios terapêuticos e técnicas específicas e atualizadas para minimizar sequelas como limitação de movimentos dos membros superiores, edema linfático, linfedemas, dores e problemas posturais, decorrentes dos tratamentos contra o câncer de mama, sejam cirúrgicos, por radioterapia, quimioterapia ou hormonioterapia.

– O objetivo é proporcionar reabilitação às pacientes, melhorando sua qualidade de vida e autoestima – explica a Profa. Maristela Zavariz Correa, supervisora do programa.

saude_mulher2

Aos acadêmicos, a ação possibilita a integração ao meio social, na união de teoria e prática, a realização de atendimentos diversificados que ampliam o conhecimento e o preparo profissional e, ainda, a produção científica, que parte do estudo de casos clínicos.

O tratamento para incontinência urinária também é realizado por meio de exercícios e técnicas atualizadas e, para as gestantes, o trabalho envolve cuidados com as mamas, amamentação, postura, entre outros.

Os atendimentos do projeto, que foi implantado em 2007, ocorrem todas as quintas-feiras, das 8h às 12h, e têm proporcionado resultados positivos para as participantes.

Para pacientes interessados, a inscrição deve ser realizada no Instituto Integrado de Saúde da FSG (Rua Júlio de Castilhos, 2307, Caxias do Sul). Os custos são acessíveis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 54 3022 8400.