Projeto de estudante da FSG aponta melhorias para vias públicas em Farroupilha

O trabalho de conclusão de curso de Dodani Renan de Morais, graduado em Engenharia Civil na FSG neste semestre, foi voltado à acessibilidade em vias públicas do centro de Farroupilha. Depois de uma pesquisa, ele apontou propostas de adequações, a partir de parâmetros legais, que foram encaminhadas à Secretaria de Planejamento.

Dentre algumas das melhorias estão o controle da altura do meio fio e rebaixo das calçadas, utilização de pisos táteis, instalação de sinalização visual e sonora com dispositivos de acionamento em semáforos, correção de inclinações, remoção de obstáculos nas faixas de circulação.

O estudo desenvolvido pelo acadêmico, que teve orientação da Profa. Daniela Chiarello Fastofski, agregou conhecimento por meio de uma experiência de intercâmbio na cidade de Newark, nos Estados Unidos. Em Farroupilha, o trabalho de Dodani identificou a preocupação crescente com o tema, mas também a necessidade da aplicação de normas de acessibilidade.

Relevância do tema

Dodani destaca que a iniciativa em desenvolver a pesquisa atribuiu-se à necessidade de termos um olhar mais cuidadoso para o tema acessibilidade. Segundo ele, detalhes fazem diferença para o bem-estar e a inclusão de todos.

– A importância da abordagem está em produzir conhecimento em uma área que precisa ser observada e que pode gerar melhorias para muitas pessoas.

A pesquisa e as propostas de melhorias foram apresentadas à Secretaria de Planejamento de Farroupilha, com o objetivo de contribuir com a pasta. A ideia é divulgar as constatações junto ao Projeto Calçada Legal, em fase de regulamentação pela prefeitura.