Publicitário PC Dias abre Semana da Comunicação na FSG

O publicitário PC Dias, como prefere ser chamado Paulo César Dias, abriu a Semana Acadêmica do Centro de Comunicação da FSG, na noite desta quarta-feira, 26 de outubro. Com bom humor, Dias falou para estudantes de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Jornalismo e Fotografia sobre o tema “As marcas precisam de mais vida”.

PC Dias tem mais de 10 anos de experiência na área da publicidade, tendo trabalhado com grandes marcas. Para ele, as marcas têm passado por um momento delicado. Dias lembrou aos estudantes que elas surgiram na época da Revolução Industrial, para diferenciar produtos similares.

Outro marco foi o surgimento da televisão, quando as empresas passaram a competir pela atenção do consumidor. Segundo o publicitário, é importante lembrar que as marcas foram utilizadas para auxiliar na construção da identidade das pessoas.

Foto: Luciane Modena

Internet veio para mudar

Entretanto, esse cenário passou por mudanças bruscas, com a expansão do uso da internet a partir anos 2000. Conforme Dias, a confiança em veículos de massa e o tempo que as pessoas passam em frente à televisão, a maior aliada dos anunciantes, caiu muito.

Além da internet, a junção de smartphones com redes sociais colaborou com a criação de uma nova forma de criar identidade com um estilo ou uma marca. A era da interrupção, quando se interrompia o consumo de uma informação para oferecer um produto, caiu em declínio.

– Hoje, temos outra forma de construir a nossa identidade: fazer uma postagem nas redes sociais. Ali, agimos naturalmente, compartilhando e publicando a forma como queremos ser percebidos pelas pessoas. Houve uma mudança drástica: de consumidores de conteúdo, passamos a ser produtores – explica.

Impacto das marcas

PC Dias também indicou aos estudantes o premiado curta francês Logorama, que mostra uma cidade feita inteiramente com marcas. O espectador é impactado por pelo menos duas mil marcas em 15 minutos, a mesma quantidade de impactos visuais que recebemos todos os dias.