Quais são as áreas mais promissoras no Direito?

O curso de Direito abre as portas para uma das profissões que propiciam aos alunos mais oportunidades junto ao mercado de trabalho. Além das áreas mais tradicionais, que são Direito Civil, Tributário, Trabalhista e Criminal; a carreira de um advogado é muito mais abrangente do que parece ser. Há muitas inovações e possibilidades na área: Direito Agrário, Direito Minerário, Direito Ambiental, Direito de Navegação, Direito do Agronegócio, Direito de Exploração de Gás e Petróleo, Direito Digital e Desportivo, Direito de Fusões e Aquisições, são alguns exemplos que o profissional terá como opção.

direito

Mas, para ingressar nesta carreira, é necessário dedicação. Além dos cinco anos do curso, o profissional de Direito precisa ainda passar no concurso da Ordem do Advogados do Brasil – OAB, para poder trabalhar em um escritório de advocacia exercendo a profissão de advogado. Caso ele opte pela área pública para ser tornar juiz, delegado de polícia, promotor ou procurador, o advogado precisa ter registro de três anos na OAB e prestar concurso público.

 Trabalhando com liderança e estratégia

Cada vez mais. os profissionais da área jurídica participam efetivamente dos negócios das empresas. São importantes assessores para as organizações desde o início do planejamento do negócio acompanhando a sua constante evolução. Os profissionais dessa área atuam de forma estratégica nas empresas e possuem foco em gerar resultado cuidando dos seus interesses.

A palavra-chave para a área jurídica das empresas é “parceria”. O advogado deve ser um parceiro de todas as áreas: participar, atuar, ajudar a tomar decisões. A visão de consultar um advogado apenas para apagar incêndios é ultrapassada. Direito é estratégico.

Mercados em evidência

As novas tecnologias devem aquecer esse mercado de trabalho. Temas relacionados a tecnologia da informação, direito de propriedade intelectual, bullying, comércio eletrônico e internet em geral estarão em alta. Direito ambiental também é um outro mercado em evidência. Profissionais que se especializarem e estiverem antenados mais rapidamente para esses temas serão os diferenciais no mercado. Lembrando que existem mais de 20 possibilidades de atuações específicas na área jurídica.

Importante ressaltar que o profissional de Direito hoje não se diferencia mais só por estar por dentro do conteúdo e das leis. É muito importante ter noções de gestão, comunicar-se muito bem e ser capaz de trazer alternativas para solucionar os problemas.

Conclusão

Especialistas da área confirmam que uma tendência de mercado são grandes escritórios que atendam todas as especialidades. Com o mercado de aquisições e fusões também em alta, a tendência é o aumento de profissionais na área de Direito Empresarial. Com tantas evoluções e mudanças nesse mercado, os profissionais que desejarem ser competitivos nessa área deverão sempre se reinventar. Hoje, o mercado permite que esses profissionais da lei tenham novas visões e interpretações jurídicas que tragam novas formas para atender os seus clientes de forma satisfatória.


1 Comment

  1. Avatar
    adriana Março 12, 2015

    Estou no inicio da faculdade de Direito, e preciso muito me informa sobre ela em um todo.

    Reply

deixar Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *