Seis perguntas e respostas sobre a carreira em Biologia

Ama a natureza e é fascinado pelas diversas formas de vida? Se sim, você já pode ter uma previsão de qual área seguir na faculdade. A que mais se aprofunda no estudo da vida é a graduação em Ciências Biológicas, com disciplinas que misturam teoria e prática. Quanto ao mercado de trabalho, o biólogo tem sido cada vez mais requisitado, principalmente nas questões ligadas à preservação ambiental e à pesquisa.

O diplomado pode atuar em laboratórios, empresas, consultorias e organizações. O coordenador do Curso de Ciências Biológicas da FSG, Prof. Dr. Cleber Cremonese, explica que o estudante e futuro profissional precisa ser um observador, entusiasmado, curioso e crítico pela vida, na sua mais completa diversidade. Confere um bate-papo com o professor e pesquisador:

Como atua o profissional formado em Ciências Biológicas?

Prof. Cremonese: O biólogo tem como compromisso o manejo e a conservação da biodiversidade, atuando em laboratórios, empresas ou locais abertos, em meio aos animais, vegetais, micro-organismos, fungos e demais seres vivos. Querer compreender o comportamento e como interagem os seres vivos é essencial nesta profissão. Entender o papel de cada ser vivo no conjunto da cadeia biológica, diagnosticar problemas e desenvolver técnicas que mantenham o equilíbrio na interação entre as espécies faz parte diariamente da vida do biólogo.

Como é o mercado de trabalho?

Prof. Cremonese: É bastante amplo, sendo que o biólogo pode atuar na área pública ou privada. São inúmeras as possibilidades para exercer a profissão, como em empresas prestadoras de consultoria ou assessoria, indústrias, zoológicos, secretarias do meio ambiente, administração de parques, museus ou instituições culturais. As áreas de biotecnologia e ambiental estão em expansão. Atuar no melhoramento genético ambiental e animal, recuperação de ambientes degradados e gestão ambiental são alguns dos nichos carentes destes profissionais. Ainda, o biólogo poderá atuar no ensino e na pesquisa.

Como a atuação do biólogo contribui com a preservação da natureza?

Prof. Cremonese: O biólogo, por meio da observação, diagnóstico e desenvolvimento de planos de ação, apresenta um papel fundamental na preservação, manutenção e recuperação da biodiversidade. Este especialista desenvolve técnicas educativas ou de restabelecimento do equilíbrio, as quais permitem uma interação favorável entre os seres vivos e o ambiente.

Que tipos de atividades práticas são realizadas ao longo do curso?

Prof. Cremonese: É essencial que o estudante de Ciências Biológicas tenha, além das aulas teóricas, o contato prático com organismos ou técnicas as quais farão parte diária da sua profissão. Para isso, a matriz curricular da FSG oferece laboratórios de microbiologia, zoologia, botânica, química, física, anatomia e informática. Ainda, são realizadas visitas técnicas e saída a campo, as quais permitem aos acadêmicos vivenciar suas futuras atividades profissionais.

Qual a principal preocupação da FSG na formação dos seus biólogos?

Prof. Cremonese: O biólogo formado na FSG é dotado das competências para a prestação de serviços nas mais diversificadas áreas, em especial, de licenciamento ambiental e meio ambiente. O profissional terá habilidades para desenvolver proposições de estudos, projetos de pesquisa e/ou serviços, executar análises laboratoriais para fins de diagnósticos, além de consultorias/assessorias técnicas. Ainda, poderá coordenar, orientar e supervisionar projetos de pesquisa ou serviços, emitir laudos e pareceres, realizar perícias, ocupar cargos técnico-administrativos em diferentes níveis e atuar como responsável técnico por meio de anotação de responsabilidade técnica.

Botão Tenho Interesse