Teoria e prática do Direito se encontram na Faculdade

Muitos alunos do curso de Direito desconhecem a possibilidade de começar a atuar como advogado já dentro da Faculdade, prestando atendimento à comunidade que não pode pagar por assistência jurídica, além de participar de projetos práticos. Tudo isso, claro, com a supervisão dos professores do curso. Além disso, o aluno é preparado para o Exame da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil desde o primeiro semestre, o que o coloca em contato direto com as Leis e à Constituição.

Núcleo de Práticas Jurídicas

direito-teoria-e-pratica

Na Faculdade da Serra Gaúcha, o acadêmico de Direito conta com uma superestrutura que permite ao aluno aplicar toda a teoria estudada em sala de aula na prática, por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas, que tem o objetivo de coordenar, supervisionar e executar atividades de estágio curricular do curso de Direito da FSG e também de algumas atividades extracurriculares.

No NPJ, o acadêmico do Curso de Direito da FSG entra em contato com o mercado de trabalho desde o início do curso, prestando assistência jurídica gratuita à comunidade carente, trabalhando na defesa dos direitos humanos fundamentais, promovendo projetos comunitários e buscando a conciliação frente ao litígio.

Entre os projetos realizados pelo NPJ estão o Escritório Modelo de Advocacia Cidadã, o Laboratório Jurídico, o Grupo itinerante de Formação do Cidadão e o Grupo interdisciplinar de Mediação Familiar.

Escritório Modelo de Advocacia Cidadã

O EMAC é formado por professores, alunos, bolsistas e estagiários do Curso de Direito da FSG. O principal serviço é o atendimento gratuito a pessoas de poucos recursos financeiros, principalmente nas áreas cível e de família. Nos últimos três anos, o EMAC teve quase 700 ações ajuizadas e cerca de 350 orientações jurídicas realizadas pelos acadêmicos.

A FSG também realiza anualmente júris simulados em parceria com o Tribunal do Júri, trazendo para dentro da faculdade sessões reais de julgamentos. Esse é um dos diferenciais do curso de Direito da FSG, uma maneira de aproximar os estudantes à prática do dia-a-dia de um profissional. Nessas atividades, os alunos podem conhecer melhor a atuação dos promotores, advogados de defesa e juízes.

0 Comentários

Sem Comentários

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este artigo.

deixar Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *