Trabalho de Engenharia Civil da FSG recebe Menção Honrosa em concurso da EPTC de Porto Alegre

O Trabalho de Conclusão de Curso da estudante de Engenharia Civil da FSG, Joanna Visentin, recebeu menção honrosa no 2º Desafio Microrrevoluções Urbanas, promovido pela Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre. O estudo é voltado aos impactos da periferização dos conjuntos de habitação social no transporte coletivo.

A pesquisa, desenvolvida em Caxias do Sul e com orientação da professora Shanna Trichês Lucchesi, teve como foco dimensionar o impacto que esses conjuntos habitacionais geram no serviço de transporte coletivo urbano. De acordo com a estudante, foi utilizado um software de georreferenciamento, que realizou análises dos endereços de origem dos moradores beneficiados no programa Minha Casa Minha Vida.

– A partir dessas análises foi possível quantificar cenários de utilização de cada linha do sistema. O estudo apresentou a quantidade de pessoas que deixaram de utilizar as linhas de ônibus que atendiam seus bairros de origem.

De acordo com Joanna, o estudo pode resultar em benefício para a gestão dos serviços públicos municipais e consequentemente aos usuários do transporte coletivo urbano.