Trabalho e estudo: como conciliar as atividades do seu dia a dia

É cada vez mais comum o ingresso no mercado de trabalho durante o curso universitário, seja estágio ou emprego efetivo. Essa situação exige um compartilhamento de atenção entre trabalho e estudo.

Pode até parecer desafiador, mas, na verdade, a experiência de trabalhar e estudar normalmente é extremamente positiva para o seu futuro profissional.

Estou sem tempo para nada, mesmo?

Não há motivos para desespero, quando é preciso conciliar trabalho e estudo. Considere que se o seu dia parece curto demais para a quantidade de coisas que você faz, é sinal que você está sendo produtivo e isso é muito bom. A produtividade proporciona experiência e ideia de responsabilidade, fundamentais no mercado de trabalho.

trabalho e estudo

Conciliar trabalho e estudo também é um exercício de organização, uma vez que você aprende a otimizar o seu tempo. Essa aprendizagem poderá ser aplicada em seu benefício para qualquer situação, inclusive para o melhor aproveitamento das horas de lazer ou viagens de férias.

Plano de trabalho e estudo

Para realizar duas atividades que demandam atenção e responsabilidade, o primeiro passo é respirar fundo. Quando bate o nervosismo, a respiração fica irregular e prejudica a oxigenação no cérebro e o raciocínio. Respirar fundo e manter a calma são fundamentais para traçar um bom plano de ação. Depois disso, alguns truques podem ser usados:

  1. Mantenha um cronograma atualizado, em itens ou tabela, elenque todas as suas tarefas em ordem de prioridade.
  2. Comece suas atividades eliminando tarefas de execução rápida para poder se focar nas mais complexas.
  3. Realize uma atividade de cada vez, evitando o acúmulo de tarefas não terminadas.
  4. Evite distrações: com foco, a atividade é encerrada mais rápido.

Lembre-se de evitar assumir atividades que extrapolem suas possibilidades para se focar no que realmente importa. Organização e foco são chaves para o seu sucesso, e assim você verá que é perfeitamente tranquilo conciliar trabalho e estudo.