Vida Profissional: como a graduação influencia sua carreira.

Ter um diploma acadêmico é importante não apenas para a vida profissional, mas também para a pessoal — afinal, as duas estão muito relacionadas, não é mesmo?

Uma pesquisa realizada pelo IBGE mostrou que a remuneração de quem conclui o Ensino Superior pode ser três vezes maior em relação àqueles que não completaram a graduação.

O motivo para isso é simples: uma pessoa formada é considerada mais preparada para ocupar cargos mais elevados, pois adquiriu muitos conhecimentos e habilidades ao longo dos anos de graduação. Por isso, fazer faculdade é um investimento que vale a pena, mesmo em momentos de instabilidade econômica.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer as vantagens que o curso superior pode trazer para a sua vida profissional. Boa leitura!

Ocupar vagas mais concorridas

Em geral, as vagas de emprego são acirradas e, se você ainda não concluiu o Ensino Superior, seu currículo pode ser dispensado rapidamente. Afinal, os gestores querem pessoas capacitadas e com as competências necessárias para fazer parte da equipe.

Durante a faculdade, é possível fazer estágios que contribuem para a adaptação à rotina empresarial. Isso mostra para os recrutadores que você está preparado para os diversos desafios que a vida profissional impõe. Além disso, as próprias aulas teóricas e práticas ajudam a construir um conhecimento mais maduro.

Ampliar possibilidades de atuação

O curso superior permite que você amplie sua rede de contatos, o que é importante para expor seu potencial e ter indicações a empregos. Além disso, o diploma pode abrir outras oportunidades para a sua carreira.

A graduação é pré-requisito para a pós-graduação, como o mestrado e o doutorado. Com esses títulos, você pode atuar na área acadêmica, seja com aulas ou pesquisas. Outra possibilidade é se especializar e abrir seu próprio negócio.

Aumentar a qualificação profissional

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e, nesse contexto, ter um curso superior oferece mais garantia de sucesso para os negócios. Isso acontece porque a qualificação profissional é essencial para que você exerça suas funções com propriedade.

Além disso, o conhecimento permite que você execute tarefas menos operacionais e assuma cargos de liderança. Com isso, a empresa sabe que poderá contar com você para resolver qualquer problema.

Construir uma carreira sólida

A graduação é fundamental para quem quer ter uma carreira sólida e que permita aproveitar as melhores oportunidades e alcançar os objetivos profissionais. Com o diploma, você pode fazer outros cursos e crescer na empresa.

Ao alcançar cargos mais altos ou ao abrir o seu próprio negócio, é possível lançar um serviço diferenciado no mercado e se destacar. Para isso, não deixe de estabelecer metas de curto, médio e longo prazo, elaborando um plano de carreira eficiente.

Fazer uma faculdade não é garantia de uma vida profissional de sucesso absoluto, mas ter um diploma pode dizer muito sobre você. Afinal, apenas quem arca com as responsabilidades de um curso e consegue concluir um ciclo de aprendizado pode receber o documento. Isso é algo muito valorizado no mercado de trabalho e, por isso, você não pode deixar esse fator de lado!

Faça sua inscrição em nosso Processo Seletivo! Clique aqui.

 

Fonte: https://blogcarreiras.cruzeirodosuleducacional.edu.br/