Em abril de 2004, através da Lei nº 10.861, o Governo Federal instituiu o novo Sistema da Educação Superior – SINAES, com o objetivo de assegurar processo nacional de avaliação das Instituições de Educação Superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus Estudantes. Atendendo à legislação em vigor, a FSG constituiu a Comissão Própria de Avaliação.

Tendo como referencial básico o seu Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, a Faculdade da Serra Gaúcha compreende que a Instituição deve ser avaliada processualmente, considerando a participação de todos os protagonistas, através do diálogo permanente, na pluralidade das ideias e no dinamismo que as caracteriza, em um movimento de permanente construção de padrões de competência e de qualidade humanizadora como referência na reconstrução da práxis acadêmica.

Entende-se que a avaliação deve produzir resultados, como pontos de partida para busca de soluções alternativas da tomada de decisões coletivas, exigindo que a IES esteja aberta em todas as suas instâncias para, através de encaminhamentos concretos, solucionar as indicações provenientes das avaliações efetuadas.

A proposta de avaliação da FSG está sustentada por cinco pilares:
1. A integração entre os elementos de avaliação e planejamento;
2. O uso de indicadores orientados ao planejamento;
3. O sequenciamento das atividades anuais de avaliação e planejamento;
4. O estabelecimento do ciclo integrado de avaliação e planejamento;
5. A integração dos recursos humanos nos processos de avaliação e planejamento.

Semestralmente, os alunos e professores da FSG são convidados a participar do AVALIE, ou seja, um espaço ao final do semestre para que seja realizada a avaliação das disciplinas, da infraestrutura da Instituição, da Coordenação dos Cursos e da Direção.

Este processo é um ponto de partida para que os Cursos e a Instituição tenham indicadores capazes de levantar os pontos positivos e os pontos negativos dos itens avaliados, para ter condições de efetivar a tomada de decisões em prol da melhoria das condições de ensino.
Desse processo, os alunos, professores e colaboradores são integrantes fundamentais. E-mail da Secretaria de Avaliação Institucional: avaliacao@fsg.br.