BIBLIOTECA - UNIDADE CAXIAS DO SUL

Horário de Funcionamento
Segunda-feira a sexta-feira, das 7h45 às 22h30, e sábado, das 8h às 13h.

Prazos de Empréstimos
Para o cadastramento da senha de acesso ao empréstimo de obras  é necessário apresentar documento de identidade.

No empréstimo normal os acadêmicos da graduação e funcionários podem retirar até 3 obras pelo prazo de 7 dias . Já, os estudantes de pós-graduação e graduação (matriculados em TCC), têm direito a 5 obras e professores, 7 obras por 14 dias.

O empréstimo de CDs e DVDs para todos os usuários, tem o período de 3 dias correntes para entrega do material.

O empréstimo especial é utilizado para retirar obras de consulta local para xerox, mediante horário combinado,  e de final de semana, retirando após as 11h e a devolução pré-estabelecida pelos atendentes. Serão liberadas somente duas obras por aluno.

Materiais de consulta local têm empréstimo especial por hora e não podem ser renovados.

Obs.: O não cumprimento de prazos e horários estabelecidos acarretará no pagamento de multas.

Multa
A multa estipulada por dia e por obra tem o valor de R$ 2,00 para empréstimos normais e multimeios, e tem validade para toda a comunidade da FSG (docentes, discentes, administrativo e demais usuários cadastrados).

O valor da multa dos empréstimos especiais é de R$ 5,00 ao dia. Após a data de devolução prevista, a multa duplicará.

O usuário que está em débito com a Biblioteca não pode renovar nem solicitar empréstimo até quitar a dívida. A multa por atrasos é irrevogável, mas será aceita doação de livros no valor de 50% da multa, de acordo com as necessidades da Biblioteca.

Renovação e Empréstimos
Findando o prazo de devolução da obra, o usuário deve renovar a mesma, pela internet ou na Biblioteca.
Obs.: Se o material a ser renovado possuir reserva, ou se o usuário estiver com situação irregular na Biblioteca, o sistema automaticamente impedirá a renovação, devendo o material ser devolvido.

Quando, por algum motivo não citado acima, não for possível a renovação via internet, é necessária a ida até a Biblioteca, devendo levar consigo o mesmo. A justificativa de atraso na entrega de material emprestado, devido à impossibilidade de acesso a renovação online, não será aceita.

Reserva de Obras

Se o material de interesse não estiver disponível para empréstimo, o usuário poderá reservá-lo, desde que este não tenha nenhuma pendência com a Biblioteca.
O material ficará à disposição do usuário por 24 horas após a sua devolução. Caso não haja procura do mesmo por parte do usuário, a reserva será automaticamente suspensa.
Obs.: A reserva dos materiais deverá ser efetuada através do site.
 
Danos e Extravios
O usuário que causar dano ou extravio à obra emprestada é obrigado a repor o título original ou uma obra de igual conteúdo. O aluno deverá entrar em contato rapidamente com a Biblioteca para negociar o prazo de reposição.

Salas de Estudos

As salas de estudo são exclusivamente para grupos de no mínino de 3 e no máximo de 10 alunos. Para o agendamento das salas será necessário nome e matrícula dos integrantes do grupo, cada um terá direito a 1 hora na utilização da sala. O agendamento poderá ser feito no balcão ou por telefone (054) 2101 6039.

BIBLIOTECA - UNIDADE BENTO GONÇALVES

Horário de Funcionamento
Segunda a sexta-feira das 16h às 22h.

Prazos de Empréstimos 
Para o cadastramento da senha de acesso ao empréstimo de obras  é necessário apresentar documento de identidade.

No empréstimo normal os acadêmicos da graduação e funcionários podem retirar até 3 obras pelo prazo de 7 dias . Já, os estudantes de pós-graduação e graduação (matriculados em TCC), têm direito a 5 obras e professores, 5 obras por 15 dias.

O empréstimo de CDs e DVDs para todos os usuários, tem o período de 3 dias correntes para entrega do material.

O empréstimo especial é utilizado para retirar obras de consulta local para xerox, mediante horário combinado, e de final de semana, retirando após o meio-dia e a devolução pré-estabelecida pelos atendentes. Serão liberadas somente duas obras por aluno.

Materiais de consulta local têm empréstimo especial por hora e não podem ser renovados.

Consulta local
Os periódicos, de regra geral, só poderão ser consultados localmente. De modo especial, jornais, revistas e obras de referência poderão ser retirados da biblioteca mediante autorização de saída e retenção de documento de identificação do usuário, exclusivamente para cópias xerográficas de artigos ou verbetes e pelo prazo máximo de três horas. 

Renovação de empréstimo
Não havendo reserva do material, o empréstimo poderá ser renovado por igual período. É necessário apresentar a obra a ser renovada e documento de identificação. O usuário pode renovar, no máximo, três vezes a mesma obra.

Reserva bibliográfica
Os livros que possuírem todos os exemplares emprestados poderão ser reservados. Assim que o exemplar estiver disponível, o usuário será avisado por telefone ou e-mail e terá 24h para efetuar o empréstimo.

Ficha Catalográfica / Catalogação na fonte
O serviço é destinado aos alunos formandos. Quando solicitado, o Bibliotecário elaborará a ficha catalográfica para as monografias dos cursos de graduação e pós-graduação.

Visita orientada
A visita à biblioteca deve ser agendada com a bibliotecária. O visitante receberá todas as informações que necessitar sobre o funcionamento e acervo da biblioteca.

Acompanhe mais vídeos e informações através dos nossos canais: