A Formatura Solene é realizada em local público, escolhido pela Comissão de Formatura, com apreciação do Setor de Formaturas, e conta com a presença de todas as autoridades acadêmicas e civis. As datas das cerimônias serão definidas pelo Setor de Formaturas FSG, juntamente com os Coordenadores de Centros. A turma poderá escolher o horário para realização da cerimônia.

Consulte o Regulamento de Formaturas no Portal do Aluno (Menu / Links). Lá você terá todas as informações relativas à formatura e tudo o que envolve diretamente o assunto.

 

Comissão de Formatura

A turma de formandos elege, através de votação, a Comissão de Formatura, que terá a função de organizar a solenidade de formatura e realizar todos os procedimentos necessários ao evento.

Os formandos escolhem paraninfo e demais homenageados, oradores e juramentistas. Nesta modalidade de cerimônia os formandos recebem o canudo do paraninfo, juntamente com os pais ou familiares (no máximo duas pessoas), escolhidos pelo próprio formando.
 

Funções da Comissão de Formatura

Presidente: representar sempre a Comissão de Formatura junto à FSG; presidir as assembleias; cumprir as decisões tomadas em assembleia; autorizar e visar as contas a pagar e depósitos; assinar cheques e tudo que se relacione com despesas, juntamente com o tesoureiro.
 
Vice-Presidente: substituir o Presidente em caso de ausência temporária ou definitiva; auxiliar o Presidente no que for necessário.
 
Secretário: dirigir a secretaria; manter em dia a correspondência; secretariar as assembleias gerais; manter transcrito o livro ata das assembleias e do conselho, de forma rigorosa.
 
Vice-Secretário: substituir o Secretário em caso de ausência definitiva ou temporária.
 
Tesoureiro: juntamente com o Presidente, autorizar e visar as contas a pagar, os depósitos bancários, os cheques e tudo mais; dirigir a tesouraria, organizando e mantendo em dia os registros, despesas e receitas; ter sob sua guarda todos os valores e documentos  financeiros da Comissão.
 
Vice-Tesoureiro: substituir o Tesoureiro em caso de ausência temporária ou definitiva.
 
Conselheiro: participar de todas as decisões tomadas pela Comissão, seja de forma verbal ou documentada.
 
 

Contratação de Produtoras

A contratação de produtoras fica a critério dos formandos. A FSG não se responsabiliza pelos serviços prestados por empresas contratadas.

 

Homenageados

Paraninfo
O Paraninfo da turma, em geral, é um professor da FSG que mantém prestígio incondicional junto à turma. A escolha fica a critério dos formandos, podendo haver um paraninfo para cada curso ou um paraninfo para vários cursos. O Paraninfo da turma escreve o discurso com, no máximo, 2 laudas (ou 5 minutos) e o submete à avaliação do Comitê de Formaturas da FSG, até 10 dias antes da cerimônia.
 
Professores e Funcionários Homenageados
Docentes e funcionários homenageados são integrantes do quadro funcional da Instituição, que, nas transações acadêmicas e administrativas durante o curso, mereceram o reconhecimento e gratidão da turma como um todo. Poderão ser homenageados no máximo 4 (quatro) professores por turma. Integrantes de serviços terceirizados não participam dessas homenagens. A escolha dos homenageados fica a critério da turma de formandos.
 
Obs.: a Comissão de Formatura deverá comunicar dia e local que fará o convite aos homenageados. Os convites devem ocorrer somente nos períodos autorizados pela Instituição, sob pena de suspensão da atividade. A Comissão deverá informar-se sobre procedimentos e as datas no Regulamento de Formaturas da FSG. Não será permitido qualquer tipo de atividade que perturbe o andamento das aulas.
 
Orador
Qualquer formando poderá ser Orador desde que escolhido pela turma. Segundo o dicionário Aurélio, orador é: “Aquele que ora ou discursa em público; aquele que tem o dom da palavra, que fala bem e fluentemente; indivíduo eloquente; tribuno.” O Orador da turma escreve o discurso, com , no máximo 3 minutos e o submete à avaliação do Setor de Formaturas da FSG, até 10 dias antes da cerimônia.
 
Juramentista
Formando que possui boa dicção, fluência verbal, que seja desinibido e que goste de falar em público. A escolha do Juramentista fica a critério dos formandos.

 

Convites, Anúncios e Quadros

A confecção, impressão, publicação e custos de convite, quadro e anúncio em jornal ficam a critério dos formandos. Consulte mais informações no Regulamento de Formaturas.

 

Importante 

É proibido alterar o cerimonial da formatura ou das determinações gerais da Faculdade. Qualquer alteração deve ser solicitada e avaliada com antecedência ao chefe do cerimonial da FSG responsável pelo evento.

O Setor de Formatura da FSG reserva-se o direito de vetar qualquer manifestação ou utilização contrária às normas descritas no Regulamento de Formaturas.
 
Os formulários abaixo devem ser preenchidos pela Comissão de Formatura e entregues ao Setor de Formaturas da FSG.
Formulário 1 - Dados da Formatura
Formulário 2 - Homenageados - um curso
Formulário 2 - Homenageados - mais cursos
 
Contato: formatura@fsg.br ou 2101.6080