A infraestrutura da Instituição está organizada para atender às atividades da gestão educacional, dos serviços administrativos e do desenvolvimento pedagógico dos cursos de graduação e pós-graduação. Todos os ambientes e laboratórios destinados à formação básica, específica e prática profissional, e prestação de serviços são adequados para o desenvolvimento das atividades administrativas, pedagógicas e de serviços, no que diz respeito à dimensão para o número de usuários, acústica, iluminação, ventilação, mobiliário, segurança e limpeza. Essa adequação expressa uma diretriz de ação, acessível ao conhecimento da comunidade interna e externa, assegurando quantidade, conforto ambiental, mobiliário adequado, em uma organização que possibilite a participação ativa dos
alunos nas atividades práticas.

Os espaços pedagógicos estão organizados para atender às demandas da formação profissional proposta para seus cursos. Para o desenvolvimento das atividades acadêmicas, a Instituição dispõe de salas de aula, auditório, laboratórios de informática com equipamentos de multimídia, todos conectados à internet, rede de wireless para toda a comunidade acadêmica, biblioteca, cópias e impressões, cantinas compartilhadas por todos os estudantes e espaços pedagógicos que atendem às necessidades específicas para a relação teoria e prática de cada curso.

Os laboratórios de biodinâmica, de anatomia humana e de microscopia, a academia de ginástica, as quadras esportivas, as salas de vivências corporais e de atividades rítmicas, as piscinas didática e terapêutica são espaços de formação dos cursos de Educação Física, Fisioterapia e Psicologia. Tudo isso pertence, hoje, ao Instituto Integrado de Saúde que é um espaço da Faculdade da Serra Gaúcha com a inovadora proposta de integrar as práticas dos cursos da área da saúde, disponibilizando atendimento à comunidade, prevenindo, protegendo, mantendo ou recuperando a saúde. A equipe de trabalho do Instituto Integrado de Saúde envolve professores, acadêmicos e estagiários dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Terapia Ocupacional, bem como profissionais das diferentes áreas da saúde.

O Núcleo de Prática Jurídica, Escritório de Práticas Contábeis (EPCONT), Centro de Práticas e Projetação são espaços de formação dos cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Design.
 
Laboratórios de Informática
Os Laboratórios de Informática possuem uma infraestrutura adequada para atender os usuários, estando conectados em rede com acesso à internet. Destinam-se aos estudantes e professores para o desenvolvimento das atividades de ensino, investigação e extensão, sendo locais de acesso à informações e efetivação de trabalhos. Contam com uma política interna, com normas e procedimentos divulgados (www.fsg.br), de livre acesso aos alunos, priorizando-se as aulas com os respectivos professores.
 
Biblioteca
Instalada em espaço amplo, de aproximadamente 850m2, a Biblioteca da Instituição proporciona a infraestrutura informacional necessária ao desenvolvimento das atividades de ensino, investigação e extensão da FSG. Através do acesso e da disseminação da informação, objetiva-se servir a comunidade universitária e o público em geral, prestando orientação e incentivo às pesquisas científicas. Com microcomputadores para acesso e pesquisa à base de dados, o acervo bibliográfico (livros, periódicos, bases de dados específicas, jornais e revistas) são plenamente adequados em quantidade, pertinência, relevância acadêmico-científica e atualização, constantemente revisados pelos professores, atendendo toda a bibliografia básica estabelecida nos planos de ensino das unidades de estudo de todos os cursos de graduação e de pós-graduação.

Mais informações
 
Áreas de Convivência
A FSG dispõe de áreas de convivência e infraestrutura para o desenvolvimento de atividades esportivas, de recreação e culturais, localizadas em espaços agradáveis e adequados ao atendimento das necessidades dos estudantes, funcionários e docentes. A Instituição direciona ações para o bem-estar da comunidade acadêmica, ampliando e implementando seus espaços destinados ao lanche, aos encontros, às partilhas, à amizade e ao convívio acadêmico em ambiente de solidariedade e coleguismo.
 
Central de Relacionamento
 
Ouvidoria
A Ouvidoria da Faculdade da Serra Gaúcha é um sistema exclusivo de relacionamento com a comunidade acadêmica destinado a receber e a responder sugestões, reclamações, informações, elogios e denúncias. A ótima relação com seus alunos e a excelência no atendimento são prioridades absolutas da Faculdade da Serra Gaúcha. Por essa razão foi criada a Ouvidoria com o objetivo de buscar a excelência no atendimento das demandas solicitadas à Instituição.

Como funciona: a Ouvidoria é o canal responsável por receber e analisar dúvidas, atendimento à solicitações, registro de sugestões, reclamações, informações, elogios e denúncias. Encaminhamos a questão à área competente, acompanhando o processo até a solução final. As solicitações poderão ser aberta, sigilosa ou anônima. O solicitante é quem define a forma de identificação. Atende via e-mail e pessoalmente e tem o prazo previamente estabelecido para apresentar soluções às reclamações: 5 dias para sugestões e reclamações; 3 dias para informações; 24 horas para elogios e denúncias.

Para atendimento pessoal ligue para (54) 2101.6008 e agende horário para atendimento, ou acesse o sistema Ouvidoria.

Procedimentos Acadêmicos

Horário das Aulas

 Manhã                           

  8h às 11h                           

 Manhã - 1º horário

  8h às 9h29min

 Manhã - 2º horário

  9h30min às 11h

 Tarde

  14h às 17h

 Tarde - 1º horário

  14h às 15h29min

 Tarde - 2º horário

  15h30min às 17h

 Vespertino

  17h40min às 19h10min

 Noite

  17h40min às 19h10min

 Noite - 1º horário

  19h30min às 20h59min

 Noite - 2º horário

  21h às 22h30min

 

Programas

Programa de Apoio Discente e Docente

O Ensino Integrado mantém programas de promoção, acompanhamento e apoio ao estudante não só durante a trajetória acadêmica, mas também quando torna-se egresso da instituição. Para tanto, o Ensino Integrado oferece os seguintes programas e projetos de apoio discente:
 
a) Núcleo de Apoio às Aprendizagens (NAAp)
O NAAp congrega os seguintes projetos de apoio aos estudantes:

 
b) Programa de Atenção à Diversidade e Inclusão (PADI)
O programa voltado à promoção e desenvolvimento acadêmico é concebido na perspectiva da criação de contextos de orientação, assistência e promoção acadêmica, envolvendo estudantes, professores, funcionários e comunidades, em um processo de integração solidária e cooperativa tendo como proposta mapear as demandas dos estudantes surdos quanto àqueles que apresentam deficiências físicas, visuais e de aprendizagem, avaliar as necessidades e buscar respostas educativas para solucionar problemas de acessibilidade acadêmica e física, dos estudantes e de qualificação dos profissionais da instituição para que a mediação ocorra nos espaços de formação superior.

Podem-se destacar os projetos desenvolvidos pelo PADI:

 
c) Programa de Pedagogia Universitária
As ações do Programa de Pedagogia Universitária, desenvolvido pelo Ensino Integrado, articuladas às necessidades do cotidiano acadêmico e pelos indicadores da Avaliação Institucional, buscam contribuir para a consolidação e qualificação da relação ensino e aprendizagem na FSG.
 

Programa de Responsabilidade Social

Programas de Tecnologias Educacionais da FSG

Atualmente a Faculdade da Serra Gaúcha atenta às transformações e aos desenvolvimentos tecnológicos, organiza-se no uso das mais variadas e competentes ferramentas pedagógicas midiáticas para seus docentes e discentes. Neste sentido, a FSG utiliza-se das seguintes tecnologias:

a) Portal do Aluno (Portal GVCollege): Os discentes possuem o acesso ao portal do aluno, no qual está disponibilizada a biblioteca para consulta e reserva de livros, acesso a biblioteca virtual que oferece um acervo digital, acesso aos seus programas e estágios específicos de cada curso, acesso a avaliação institucional, inscrição em eventos da faculdade, dados cadastrais, consulta financeira, títulos, central de avisos, histórico escolar, situação curricular, possibilidades de matrícula online e ao Portal do Ensino Integrado (Plataforma Moodle). Sendo que, no Portal do Ensino Integrado o discente terá acesso ao plano de ensino, ao cronograma, aos materiais apresentados em cada aula das disciplinas em que ele está matriculado, ao Manual de Normas Acadêmicas para Apresentação de Trabalhos, chat, fórum, mensagens e ao blog institucional.

b) Portal do Professor (Portal GVCollege): Os docentes possuem acesso ao portal do professor, o qual apresenta todas as disciplinas ministradas com informações de horário e local. Neste espaço o docente deverá preencher semanalmente o seu diário de classe e a programação das aulas. No portal do professor, o docente ainda deverá postar o seu plano de ensino e as avaliações das disciplinas. O portal oferece acesso à biblioteca online, a biblioteca virtual, avaliação institucional, sistema de inscrição de eventos e acesso ao Portal do Ensino Integrado (Moodle). Este último refere-se a um espaço pedagógico digital de elaboração das aulas, onde o docente deverá postar o plano de ensino, o cronograma, os materiais apresentados em cada aula e utilizar-se das diversas ferramentas disponibilizadas como chat ou fórum.

c) Modalidade Semipresencial: A FSG oferece aos seus discentes a possibilidade de cursar algumas disciplinas na modalidade semipresencial, conforme a Portaria nº 4.059 de 10 de dezembro de 2004. Para esta oferta é organizado um material especial que responda as demandas de aprendizagem necessárias. As aulas são apresentadas com o uso vídeo-aulas, softwares de interação, guias de estudos, textos de apoio, atividades, respeitando os princípios de acessibilidade e inclusão.

d) Capacitação Tecnológica Docente e Discente: Alguns cursos e oficinas são ofertadas gratuitamente a nossa comunidade acadêmica para atualização do uso pedagógico das TICs, tais como: O uso da Lousa Digital, Softwares Camtasia, CMaps Tools, Prezi, Glogster, PPTPlex, Pacote Office, Formação para EAD e treinamentos das ferramentas disponíveis na Plataforma Moodle (Portal do Ensino Integrado)