As atividades de Extensão, acadêmicas e comunitárias, compreendem uma ação dialógica entre a FSG e as comunidades: interna e externa. A Extensão não se concretiza apenas pelos eventos, cursos ou serviços prestados à comunidade. É função da Extensão colaborar com o desenvolvimento, por meio de ações diversas com inserção regional, estadual e nacional, comunitária, e pelos seus diversos setores sociais.

A FSG realiza seu papel principal e fundamental de ir ao encontro da realidade social por intermédio da extensão, proporcionando o contato com a comunidade, num processo de integração e interação. Para a comunidade acadêmica, a extensão permite a aplicação de seu potencial humano, social e responsável, para contribuir com o bem-estar da sociedade.

A Extensão é o lugar da propagação do conhecimento que se faz na FSG, seja em ensino, seja em pesquisa. É através dela que a FSG pode, efetivamente, contribuir com a sociedade, no sentido de proporcionar uma vida saudável e uma conduta humanitária.

A Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade da Serra Gaúcha - COPEX assume como metas: