O Observatório da Serra Gaúcha (Observa Serra) é um programa da FSG - Centro Universitário da Serra Gaúcha. Foi constituído para que, através da análise crítica-construtiva, da informação e da pesquisa, contribua decisivamente no processo de tomada de decisão em políticas socioeconômicas nos 32 municípios que formam o Corede Serra. Essas políticas são fundamentais para a transformação da realidade social e econômica da sociedade da Serra Gaúcha.

A criação do Observa Serra está ligada ao compromisso da FSG com o desenvolvimento da região e com a formação integral de seus acadêmicos, bem como a transformação desses em cidadãos protagonistas. As informações geradas pelo observatório encontram respaldo nas demandas dos gestores governamentais e da sociedade civil da Serra Gaúcha, assim como pela comunidade acadêmica, a partir da necessidade de acesso a indicadores socioeconômicos dos municípios e região.

O Observa Serra busca identificar um conjunto de indicadores que expressem a realidade socioeconômica dos municípios integrantes do Corede Serra, promovendo a análise e o debate das realidades regionais, através da divulgação responsável de informações importantes para a população.

Além disso, o observatório serve de agente de assessoria e formação acadêmica às demandas de campo de estudo. Os dados utilizados são caracterizados como secundários e referendados por entidades e órgãos com larga experiência na coleta e análise dos mesmos. Entre as principais fontes de pesquisas destaca-se a Fundação de Economia e Estatística do Estado do Rio Grande do Sul, IBGE, Datasus, entre outras.

Atualmente, o Observa Serra disponibiliza os seguintes conjuntos de indicadores:

  1. Homicídio Doloso
  2. Furtos
  3. Furto De Veículos
  4. Roubos
  5. Latrocínio
  6. Roubo De Veículos
  7. Estelionato
  8. Delitos Relacionados À Armas E Munições
  9. Entorpecentes – Posse
  10. Entorpecentes - Tráfico
  1. Mulheres Vítimas - Lei Maria Da Penha - Ameaça
  2. Mulheres Vítimas - Lei Maria Da Penha - Lesão Corporal
  3. Mulheres Vítimas - Lei Maria Da Penha - Estupro
  4. Mulheres Vítimas Femicídio
  5. Mulheres Vítimas Femicídio Tentado
  1. - Índice de Gini da Renda Domiciliar per capita;
  2. - Indicadores Gerais;
  3. - Frota de Veículos;
  4. - Perfil Tributário;
  5. - Evolução Populacional e Pirâmide Etária;
  6. - Docentes, Escolas e Matrículas;
  7. - Índice de Desenvolvimento Socioeconômico – IDESE;
  8. - Índice de Alfabetismo;
  9. - Receitas e Despesas Orçamentárias